Os signos e a morte: homenagens póstumas e sepulturas singulares. (1)
O bailarino pisciano Rudolf Nureyev (17/03)...
... foi enterrado, segundo seu último desejo, no Cemitério Russo de Sainte-Geneviève-des-Bois e a cerimônia fúnebre aconteceu no dia 12 de janeiro de 1993. Três anos depois, em 6 de maio de 1996, foi revelado o memorial de sua sepultura...
... concepção e obra do cenógrafo Ezio Frigerio, responsável por vários cenários das apresentações de Nureyev. Trata-se de um monumento executado em mosaico com minúsculas pastilhas coloridas que formam um tapete oriental do tipo kilim, muito apreciado pelo bailarino.
Dançarino, coreógrafo e mestre de balé nascido em um trem em movimento, entre o Lago Baikal e Irkutsk, na Sibéria, Nureyev tinha um temperamento forte e violento, o que resultou em frequentes conflitos com as autoridades soviéticas e vigilância cerrada por parte da KGB.
Por isso, já estrela máxima do famoso Balé Kirov (que depois da queda da URSS voltou a se chamar Mariinsky), numa excursão da companhia a Paris, em junho de 1961, Nureyev fugiu e pediu asilo.
Como não sabia falar outro idioma além do russo, ele havia decorado apenas a frase "I want to be free!" (Quero ser livre!) — que se tornou tão célebre após o incidente —, e foi só o que disse quando rompeu à força a barreira da segurança soviética, correu e se lançou aos braços dos guardas do Aeroporto de Le Bourget, que o protegeram.
Com Margot Fontayn, em uma de tantas parcerias.
Abaixo, fotos do ensaio fotográfico do renomado fotógrafo Richard Avedon no mesmo ano, pouco depois de sua fuga:
Curiosidade:
Nureyev também tinha senso de humor. Assista a esta participação dele no Show dos Muppets:
Veja homenagens póstumas e sepulturas singulares em outros signos:
Nu frontal: pode isso, Arnaldo?
ResponderExcluirClaro que pode! É a 8a. Arte: Fotografia!
ExcluirCorcel de mármore... Esplendoroso!
ResponderExcluirAcabei de conhecer o blog dos piscianos, e já sou agradecido por seu trabalho. Vida longa e boa evolução.
ResponderExcluirObrigado pelo incentivo, Lucio! Grande abraço!
Excluir